Meditação de 08 de Agosto de 2017
Ev. Ezequiel de Carvalho

Arrependimento

“Pois a tristeza que é usada por Deus produz arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte”.  2 Coríntios 7.10 NTLH

 

A tristeza que pode produzir o arrependimento para a vida é um pesar pelo pecado. O Espírito Santo e a Palavra de Deus trabalham no coração humano, dando-nos consciência da gravidade do pecado e provocando uma reação de rejeição a ele.

A mensagem de João Batista foi: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo” (Mt 3.2). O perdão de Deus estava disponível, mas os homens deviam sentir rejeição ao seu pecado. Deviam sentir a necessidade de perdão divino. O arrependimento nos impulsiona a buscar uma mudança. Um giro de 180 graus em nossa vida. Não pode haver arrependimento genuíno se não houver uma mudança de conduta.

Aqui eu gostaria de contar uma pequena história do campo missionário. Em uma visita a uma família para um estudo bíblico no ano de 2000, encontrei um casal muito triste. Fiquei um pouco desconfortável naquela casa, até que ouvi uma pergunta daquela senhora: Você tem tempo? –Eu respondi que sim e ela complementou: A madrugada vai ser longa. A minha tristeza é muito grande, já não aguento mais este peso sobre mim. O seu marido nem conseguia olhar para ela. Os dois estavam profundamente tristes e depois de muito choro ela contou o que produzia essa tristeza. Havia cometido um aborto e já não suportava mais conviver com este pecado; a sua tristeza era muito grande. Naquela noite, com muitas lágrimas, confessaram a Deus o seu pecado e, arrependidos se dobraram diante de Deus. A tristeza deu lugar a um sorriso muito bonito; a alegria e a paz estavam estampadas em seus rostos pois puderam sentir o perdão e a graça de Deus sobre a sua vida. 

O verdadeiro arrependimento não é um sentimento, é uma ação. É mudar nossa maneira de pensar. Se pensarmos de acordo com a Palavra de Deus, então nossos sentimentos e nossas opiniões se alinharão com a Palavra de Deus e nos conduzirão na direção correta, e a obediência a Deus e a sua Palavra nos dá vida.

Você experimentou o arrependimento verdadeiro em sua vida? Então você é um filho de Deus! Sua tarefa é proclamar como o fez João Batista: Arrependam-se, porque o Reino dos céus se aproxima!

E você pode sentir a mesma alegria que aquele casal sentiu. Não deixe a tristeza tomar conta de você, deixa Cristo lavar você com o seu sangue e terás alegria, paz e vida eterna com Deus.

Ev. Ezequiel de Carvalho