Meditação de 13 de Dezembro de 2017
Pr. Alexander Busch

Recomeçar

“Aquele que está sentado no trono disse, ‘Agora faço novas todas as coisas!’. E também me disse, ‘Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança’”. (Ap 21.5)

 

Estamos no início de mais um ano. É uma ocasião em que muitas pessoas reavaliam o ano que passou e traçam para o novo ano novos planos e projetos. Entretanto, muitas vezes, após alguns dias, como de costume, a euforia de um novo tempo vai cedendo lugar ao corre-corre de cada dia. Eu me pergunto: será que precisa ser assim mesmo? Será que o nosso empenho e a nossa vontade de fazer um novo tempo devem durar mesmo tão pouco? Será que é normal nos esquecermos de recomeçar? Na verdade, o grande erro de muitas pessoas está em imaginar que o início de um novo tempo tem hora marcada. Por exemplo: 01 de janeiro. Porém, quando estipulamos um momento no calendário humano para recomeçar, normalmente acabamos fazendo muitos planos antes e esquecendo eles depois. O êxito humano em recomeçar sempre tem seus limites.

No calendário de Deus, a partir da fé em Cristo Jesus, todo momento é tempo de recomeçar. Hoje pode ser o dia para iniciar um novo projeto. Hoje pode ser o dia para colocar em ordem a casa interior, o coração que anseia por Deus e se dispõe a dedicar mais tempo para a leitura da Palavra e oração. Hoje pode ser o dia para se reconciliar com uma pessoa com quem temos um relacionamento rompido. Hoje pode ser o dia em que dizemos “sim” para a vontade de Deus e nos deixamos conduzir por sua presença. Hoje é o dia em que podemos colocar nosso tempo, nossos dons e nossas posses à serviço do Reino de Deus.

É só recomeçar agora, crendo e tendo fé que “as palavras daquele que está sentado no trono (Cristo Jesus) são verdadeiras e merecem confiança”. O nosso Deus nos dá nas Sagradas Escrituras muitos exemplos sobre recomeço. Primeiro, Deus criou tudo o que existe. E depois de criar o mundo e seus habitantes, Deus não parou de agir em nosso meio. Pelo contrário, Deus continuou refazendo toda a criação. No Jardim do Éden, quando Adão e Eva desobedeceram à Deus, Deus lhes deu um novo começo com sua promessa de redenção (Gn 2.15) e proteção necessária para sobreviverem fora do jardim (Gn 2.21). Mais tarde, um novo começo quando Deus fez uma aliança com Abraão, por quem todos os povos da terra seriam abençoados (Gn 12.2,3). E fiel à sua aliança, Deus ainda resgatou o povo quando escravo no Egito, dando lhe nova vida na terra de Canaã. Na história do agir de Deus, o recomeço mais visível e concreto se revela em Jesus Cristo, que, através da sua cruz e sua ressurreição, oferta perdão de pecados, nova vida e comunhão com um novo povo que reúne todas as pessoas que creem de todas as tribos, povos e raças.

Portanto, pense nisto. Confie no agir de Deus que possibilita que todo dia seja um dia de recomeçar. Não se preocupe se estamos no início de um novo ano, se metade do ano já passou, ou se estamos no final do ano. Cada dia que Deus nos dá é um novo ano. Cada manhã é um novo tempo. E na verdade, o dia de hoje é o único tempo que temos, pois não sabemos o dia de amanhã. Fazer de cada dia um ano novo e um tempo para recomeçar é dar valor ao grande presente que Deus nos oferece a cada dia, a saber, a nova vida para as pessoas que confiam em Cristo Jesus.

Pr. Alexander Busch